A Prefeitura de Guarulhos retomou o tráfego no centro da cidade em tempo recorde no último sábado (22). A região, que teve vias bloqueadas para a realização de um evento privado de Carnaval, teve o trânsito normalizado e as ruas limpas em uma ação conjunta entre diversas secretarias municipais. Trechos da avenida Paulo Faccini e demais vias interditadas para a passagem do bloco Banda Bicha foram liberados antes das 22h. Nenhuma ocorrência foi registrada.
Participaram da força-tarefa as pastas de Transportes e Mobilidade Urbana, para auxiliar na retomada do trânsito, Serviços Públicos e Administrações Regionais, na limpeza das vias, e Segurança Pública, com viaturas da Guarda Civil Municipal (GCM). Houve ainda o apoio de agentes das polícias Militar e Civil. Já a Secretaria da Saúde disponibilizou equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Defesa Civil esteve de prontidão para eventualidades.
Representantes das secretarias estiveram na sede do COI (Centro de Operações e Inteligência) monitorando as vias e a movimentação dos foliões durante o evento privado de Carnaval. O prefeito Lucas Sanches também acompanhou a ação das pastas, tanto no COI quanto nas ruas.
O bloco Banda Bicha percorreu a região central partindo do Adamastor, a partir das 16h, com destino às imediações do Bosque Maia. Por volta das 18h parte da avenida Paulo Faccini e o viaduto Cidade de Guarulhos já estavam liberados para os veículos. A avenida Tiradentes foi reaberta para o tráfego às 19h, uma hora mais rápido em relação ao Carnaval de 2024. A avenida Paulo Faccini, onde o evento se dispersou, foi reaberta antes das 22h.
Agentes de trânsito organizaram a sinalização semafórica e equipes de zeladoria efetuaram a limpeza das ruas por trechos com o auxílio de caminhões-pipa e reforço no efetivo. Guardas civis e policiais militares atuaram na dispersão dos foliões após a passagem do bloco. Praticamente toda a região central estava normalizada em questão de minutos.
Desde o início do evento, que não recebeu nenhuma verba pública, a Prefeitura atuou para normalizar a região o mais rápido possível para evitar transtornos e garantir a ordem e o bem-estar dos guarulhenses. A força-tarefa beneficiou os motoristas, que encontraram rotas alternativas pela tarde e as vias liberadas já no início da noite, e toda a população.
Imagens: Fábio Nunes Teixeira/PMG e Divulgação/PMG