Espaço Teen

 


Mostra 2008

Este espaço foi criado com o propósito de proporcionar informações e conhecimentos para jovens, educadores e demais interessados; referentes ao trânsito, transporte e mobilidade urbana e humana; de forma leve e instigante, considerando os interesses dessa faixa etária.


Questões frequentes:

 

Mostra2008

1- Porque posso votar com 16 anos de idade e não posso dirigir? 

Segundo a lei, somente a pessoa maior de 18 anos de idade é capaz de responder, por si só, por algum crime que talvez cometa, ou seja, ser penalmente imputável. Para votar não precisa ser penalmente imputável, para dirigir, sim. Pode até comprar um carro em seu nome, mas não pode dirigir. (Legislação consultada: art. 140 do CTB, Código Civil Lei 10406/02, Código Penal).

 

 

Mostra 20082- O que preciso para tirar minha Carta de Motorista (Carteira Nacional de Habilitação)?

Primeiramente, como já mencionado, precisa ter 18 anos de idade, não é permitido dirigir antes desta idade, sob hipótese alguma. Após, deve-se dirigir a um CFC (Centro de Formação de Condutores), as antigas auto-escolas. Haverá o encaminhamento para realizar a avaliação psicológica e exame médico e oftalmológico, estes analisarão se você está apto a dirigir. Após isto, poderá iniciar as aulas teóricas e posteriormente as aulas de direção veicular, todas terão provas e exames.

 

Mostra 2008 3- E se eu me apaixonar pelo (a) instrutor (a)?

Neste caso, melhor é esclarecer seus sentimentos a pessoa desejada e procurá-la fora daquele ambiente de trabalho, lembrando que você está ali para tirar sua habilitação e a outra pessoa é um profissional que te deve um serviço previamente contratado.

Para evitar interpretações equivocadas dos outros, bom seria trocar de instrutor, desistir das aulas ou trocar de CFC, etc. Estas não são regras de conduta, portadoras do decreto da verdade, são apenas orientações.

 

Mostra 20084- Precisa de habilitação para andar de mobilete ou bicicleta elétrica?

Se o veículo possuir até 350 watts de potência, alcançar a velocidade máxima de 25 km/h e não possuir acelerador manual, não precisa de habilitação, nem ser maior de idade ou emplacar. Porém, precisa ter algum tipo de indicador de velocidade, campainha, sinalização noturna dianteira, traseira e lateral, espelhos retrovisores e uso de capacete. Os hoverboards, patinetes ou skates elétricos, desde que tais veículos não excedam 20 km/h, não se equiparam aos ciclomotores, mas as bicicletas elétricas com Potência de 351 watts até 4000 watts, com velocidade máxima de 50km/h, cujo motor elétrico funcione por acelerador (sem necessidade de pedalar) equiparam-se aos ciclomotores (acima de 50km/h). (Legislação consultada: Art. 54, 55, 57, 120, 129, 141 do CTB e seu Anexo I, além da Resolução 598/16, 718/17, 747/18, 465/13)

 

Mostra 20085- Os homens dirigem melhor do que as mulheres?

Não, nem melhor nem pior, há casos e casos e tudo depende do que se entenda por dirigir bem. O ‘mito da mulher’ de dirigir pior que o homem é resquício de uma sociedade historicamente machista e patriarcal, que insiste em colocar o homem SOBRE a mulher, debilitando sua emancipação política. No entanto, os fatos comprovam e pesquisas apontam que a mulher como condutora se envolve menos em acidentes de trânsito, ainda que se considere a proporção de homens e mulheres que dirigem, por serem mais cautelosas ou prudentes, numa proporção média de 80% homens e 20% mulheres.

 

Mostra 20086- É obrigatório o uso do cinto de segurança no banco de trás dos carros?

Sim. É obrigatório o uso do cinto de segurança pelo condutor e por todos os ocupantes do veículo, tanto nos assentos dianteiros quanto nos assentos traseiros. Trata-se de um equipamento de segurança indispensável e de uma grande descoberta que salva muitas vidas.

 

Mostra 20087- Na balada, o que fazer quando estou de carona e o amigo bebeu?

Como se trata de uma questão séria, onde há o risco de morrer vítima de um acidente fatal, propõe-se várias modos de contornar tal situação: colocar outra pessoa habilitada para dirigir (que não esteja alcoolizada); segurar o condutor no local até dar tempo do efeito do álcool passar; voltar de ônibus, táxi, aplicativos, carona; não permitir que a pessoa dirija em tal estado; esconder a chave do veículo; o anfitrião convidá-lo para permanecer no local (se o evento for numa residência).

 

Blitz Lei Seca8- O que é etilômetro (bafômetro)?

O bafômetro também é conhecido por etilômetro e foi criado em 1954 pelo Dr. Robert Borkenstein, da polícia do estado de Indiana, EUA. Trata-se de um aparelho que permite checar os níveis de álcool por meio da análise do ar exalado pelos pulmões. Hoje existem diversos modelos de equipamentos, incluindo o etilômetro passivo em que não há necessidade de tocá-lo, apenas assoprar  por aproximação. Desta forma, é possível medir os níveis de álcool do organismo e o estado de embriaguez de um indivíduo.