Criada em 2004 (Lei nº 6007 de 29/03/2004), a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana é o órgão gestor do transporte público e do sistema viário da cidade de Guarulhos e, tem como premissa diária oferecer ao cidadão guarulhense melhores condições de mobilidade, monitorando 24 horas por dia as principais vias da cidade e toda rede de transporte coletivo municipal, táxis, escolares e moto-frete.
Estão entre os principais objetivos da pasta:
- Fazer a gestão do Bilhete Único;
- Gerenciar e fiscalizar a prestação do serviço de transporte público (ônibus, microônibus, táxis, escolares e moto-frete);
- Monitorar o sistema viário, intervindo frequentemente para melhor fluidez do trânsito na cidade;
- Fiscalizar o trânsito na cidade;
- Realizar a implantação e manutenção da sinalização viária (vertical, horizontal e semafórica);
- Gerenciar as principais obras de mobilidade na cidade, como a readequação do Trevo de Bonsucesso e a pavimentação das ruas de terra por onde trafega o transporte coletivo; entre outros;
- Realizar eventos e cursos com abordagem educacional sobre trânsito e cidadania.