O uso da bicicleta para o deslocamento até o trabalho ou para atividades físicas tem crescido no país, assim como as queixas em relação à segurança nas ciclovias. No sentindo de debater políticas públicas para este modal, a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU) promoveu na quarta-feira (12) um encontro com representantes do ciclismo da cidade com a Federação Paulista de Ciclismo.
Durante o encontro os participantes foram unânimes em dizer que a segurança é um pilar fundamental não só para os usuários de ciclovias e de ciclofaixas mas também para motoristas pedestres, motociclistas e que, para salvaguardar vidas, é preciso promover políticas públicas eficazes, dentre elas a conscientização da população.
“Entendemos que as ciclovias e ciclofaixas têm importante papel na segurança no trânsito e, por isso, queremos construir propostas que possam melhorar a qualidade de vida e a segurança das pessoas, bem como reduzir os impactos ambientais”, ressaltou o secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, João Araújo.
Araújo ainda ressaltou que “a STMU vem promovendo estudos sobre o sistema cicloviário da cidade, avaliando a segurança e a funcionalidade dos modais existentes, além de desenvolver propostas para implantação de novas ciclovias/ciclofaixas”.
Imagem: Divulgação